Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Maringá, 1990.
Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só
Raul Seixas

Sou um sonhador pragmático, que encara o jornalismo como a oportunidade única demais para ser desperdiçada com outra atividade que não seja discutir temas de interesse público, principalmente a política. Nesta profissão, é preciso estar sempre atento a tudo e a todos. Reunir, na carreira profissional, aprendizado teórico e vivência prática, é fundamental. Me formei em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); fiz especialização em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Educação do Paraná (Insep), em Maringá; cursei mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (Unimar); e ainda fui aluno não regular do mestrado em Letras, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando três disciplinas isoladas na área de Estudos Literários.

Comecei a trabalhar como profissional aos 21 anos, em Maringá, mas, antes, em Londrina, como estudante, fiz estágio nas rádios Londrina e Marajoara, esta em Ibiporã. Passei por todas as áreas da redação, da reportagem à produção e edição, atuando em jornais impressos e televisões. Viajei o Paraná cobrindo congressos, seminários, exposições agropecuárias, festas de Carnaval e eleições municipais. Entrevistei líderes políticos históricos, como Leonel Brizola, Luiz Carlos Prestes, Ciro Gomes, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Marina Silva, Aureliano Chaves, Mário Covas, Ronaldo Caiado, Marco Maciel, além de personalidades marcantes como Paulo Freire, Dom Hélder Câmara e Oscar Niemeyer. Inquieto, me aventurei, ainda, a promover, com a amiga jornalista Regina Santos, o 1º Encontro de Jornalismo de Maringá, em 1989.

Em 2015, criei a revista “Geração i”, direcionada ao público acima de 60 anos, para mostrar a falta de política pública para os idosos, em todas as áreas, da saúde à previdenciária. Infelizmente, a revista fechou devido à crise financeira do País. Mas, no começo de 2021, pude retomar, na forma de coluna, a convite de Ângela Nakano, o tema no jornal “O Maringá”, cujo endereço de acesso encontra-se no menu deste blog, botão “Geração i”. Desde 1990, sou jornalista da Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual de Maringá, com muita honra, pois a UEM é uma referência nacional na educação pública superior brasileira.