Participante da Comissão da Verdade dá aula gratuita hoje na UEM sobre a ditadura militar

Compartilhe;

A convite do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o professor e pesquisador brasileiro Álvaro Okura de Almeida (foto), que mora na Alemanha, dará uma aula especial gratuita, hoje (6), às 19h30, na UEM. Vai abordar os estudos que desenvolve, ligados às políticas de memória, com foco na violência produzida pela ditadura militar. O encontro é aberto à comunidade acadêmica, sem necessidade de inscrição antecipada. O evento visa ampliar as discussões sobre ciências políticas e seu impacto no desenvolvimento de uma sociedade. “O objetivo da aula é discutir os temas relacionados aos estudos de políticas de memória e, especificamente, os casos de relatos de violência perpetradas por agentes do Estado brasileiro no período da ditadura militar”, explica André Luiz da Silva, professor de Ciências Políticas do DCS.
O título da aula é Direitos humanos e políticas de memória: os testemunhos da violência. Segundo o professor André Luiz, um tema muito relevante levando em consideração a proximidade das comemorações da Independência do Brasil, amanhã, 7 de setembro, além de o país estar em período eleitoral.
A Comissão Nacional da Verdade, da qual Okura participou, foi um colegiado instituído pelo governo do Brasil para investigar as graves violações de direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

Quem é o palestrante

Mestre em Ciência Política pela Universidade de Campinas (Unicamp), Álvaro Okura de Almeida faz doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É pesquisador-colaborador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e do grupo “Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória” da Universidade de São Paulo (USP). Participou da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e foi colaborador da Comissão da Verdade “Rubens Paiva”, do Estado de São Paulo. Atualmente, mora na Alemanha, onde dá continuidade a suas pesquisas na área de direitos humanos e políticas de memória.

Serviço:
Aula aberta: com Álvaro Okura de Almeida

Tema: Direitos humanos e políticas de memória: os testemunhos da violência.

Data: 6 de setembro de 2022.

Horário: 19h30.

Local: auditório do DTL – G34.

Realização: Departamento de Ciências Sociais-UEM.


Compartilhe;